Desafio Anual

O Desafio Anual já tem trabalhos vencedores!

Para o grande desafio anual, as escolas foram desafiadas a criar uma campanha de sensibilização que promova a importância do alumínio, as suas vantagens e a sua reciclagem. O objetivo passou por disseminar estas mensagens pela escola, comunidade escolar ou comunidade no geral: quanto mais longe for disseminada, mais pessoas conseguimos envolver nesta missão de sermos todos Heróis da Reciclagem do Alumínio!

Assim, foram eleitas 3 participações vencedoras!

  • Escola Básica Orlando Gonçalves | 1.º F e 4.º E | Amadora, Lisboa

No âmbito de uma compilação das 3 categorias, os alunos desenvolveram várias atividades integradas da seguinte forma: 2 alunos apresentam um Telejornal, com chapéus feitos à base de cartolina e cápsulas de alumínio. Demonstram o trabalho que foi feito no âmbito do Desafio de Natal HRA e o facto de desde então, os alunos terem sentido a necessidade de continuar a trabalhar o tema. Assim, estes 2 alunos vão apresentando as várias atividades com registos das mesmas. As atividades foram: estudo mais aprofundado acerca deste material através de diferentes pesquisas; trabalhos de artes plásticas à base de alumínio para o Dia da Mãe e Dia do Pai; elaboração de cartazes sobre a importância do alumínio para divulgação na Festa de Carnaval da escola; criação de uma música sobre o processo de reciclagem do alumínio.

  • Escola Básica Moimenta do Dão | Turma 1.º/2.º Ano e Turma 3.º/4.º Ano | Mangualde, Viseu

No âmbito da categoria “Comunicação”, os alunos tiveram como principal objetivo sensibilizar a comunidade acerca da importância da reciclagem do alumínio. Para isso, foram distribuídos folhetos elaborados pelos alunos à comunidade escolar e adaptada/interpretada uma canção alusiva ao tema.

  • Escola Básica Manuel Coco | 2ºC, 3ºA, 4ºA e 4ºC | Odivelas, Lisboa

No âmbito da categoria “Comunicação“, os alunos desenvolveram um vídeo com vários episódios. No primeiro, retratam uma família e abordam o tema da reciclagem das cápsulas de café de alumínio; no segundo, na sala de aula, estabelecem um diálogo entre vários alunos sobre as vantagens de utilizar uma garrafa de água de alumínio em vez de plástico; no terceiro, 2 alunas situam-se junto ao ecoponto amarelo e incentivam à correta separação, realçando os vários objetos que advêm do alumínio, quando devidamente reciclado.

O objetivo foi ainda partilhar este vídeo com toda a comunidade escolar.

Cada escola recebe um vale no valor de 500€ para aquisição de material lúdico-pedagógico e os respetivos professores recebem ainda um vale de 250€ num parceiro a identificar.

OBRIGADA A TODAS AS ESCOLAS QUE PARTICIPARAM!

Partilhe esta página