Sobre o Concurso

Conheçam aqui todas as novidades para o 3.º período e não deixem de participar!

Uma das principais novidades deste ano letivo foi o facto de todas as escolas aderentes poderem receber uma peça de teatro, que tinha como objetivo ser um momento verdadeiramente inspirador (com a transmissão de conhecimentos de forma criativa e envolvente). Devido às novas limitações impostas pelo covid-19, nem todas escolas puderam assistir ao “ganhar vida” dos Heróis da Reciclagem do Alumínio. Contudo, a equipa está a preparar soluções alternativas e em breve iremos trazer novidades!

MAS…o concurso mantém-se, e ainda que com alguns ajustes necessários, todos os alunos podem continuar a participar!

Desafio Escola:

Primeira componente do Concurso | Recolha de pequenos objetos de alumínio:

Esta consistiu em conseguir reunir o maior número de cápsulas de alumínio e outros pequenos objetos deste material para reciclagem.

Devido ao encerramento das escolas, as recolhas tiveram que terminar mais cedo do que o previsto.

Ainda assim, a equipa agradece a todas as escolas que participaram nesta vertente e que ajudaram a tornar a reciclagem do alumínio uma prática diária!

As grandes vencedoras (recordamos que a contagem é per capita de acordo com o número de alunos por escola) serão divulgadas até ao final do ano letivo, juntamente com os vencedores da campanha de sensibilização.

A escola de cada município aderente (Lisboa; Cascais; Torres Vedras) que reunir mais alumínio (de acordo com os objetos elegíveis) recebe um voucher em material lúdico-pedagógico no valor de 500€!

Segunda componente do Concurso | Campanha de Sensibilização:

Também temos algumas alterações nesta componente!

Agora que as crianças passam, obrigatoriamente, muito tempo em casa, o desafio passa por cada aluno desenvolver de forma individual uma pequena campanha de sensibilização que “ensine” à sua família a importância do alumínio e porque deve ser reciclado.

Esta campanha pode ser algo tão simples como uma faixa até algo mais elaborado como uma música, um vídeo, um poema…fica ao critério de cada aluno.

O importante é que a mensagem seja claramente difundida junto dos seus familiares ou amigos – por exemplo, se optarem por um vídeo, podem depois enviar aos avós, aos tios e primos ou até aos próprios colegas de escola!

O que recebem os grandes vencedores?

Para além do Prémio Escola já referido mais acima, trazemos agora Prémios específicos para Alunos e Professores!

  • Prémio Aluno: será entregue às 5 participações mais originais (por cada município em que o projeto está presente). Os critérios de avaliação terão em conta o conhecimento transmitido; a disseminação da mensagem pelas famílias/amigos e a originalidade/criatividade.
    O Prémio é um voucher Odisseias Parques Temáticos ou então um entrada familiar no Jardim Zoológico de Lisboa.

  • Prémio Professor: será entregue ao docente (de cada município) que conseguir motivar mais alunos a participar e que reúna mais trabalhos finalistas do concurso na sua escola! O Prémio é também um voucher Odisseias Escapadinhas na Natureza, com a validade de 2 anos.

Partilhe esta página