Sobre o Concurso

Vejam todas as novidades para este ano letivo 2019-2020:

Para além da peça de teatro disponibilizada a todas as escolas aderentes, e que se pretende que seja um momento verdadeiramente inspirador (com a transmissão de conhecimentos de forma criativa e envolvente), as escolas podem ainda participar num concurso composto por 2 desafios (que se complementam):

 

Desafio Escola:

Primeira componente do Concurso | Recolha de pequenos objetos de alumínio:

Esta consiste em conseguir reunir o maior número de cápsulas de alumínio e outros pequenos objetos deste material para reciclagem. Para isso, será fornecido um caixote próprio para o efeito e a recolha será feita regularmente pela equipa do projeto. As crianças devem ser incentivadas a recolher em casa (mas não só), cápsulas e outros pequenos objetos de alumínio, e a entregar ao seu professor, ao longo do ano letivo.

Atenção! Os objetos elegíveis à recolha são:

  • Cápsulas de café de alumínio
  • Anilhas de latas de refrigerantes
  • Pequenas embalagens de take-away (como de empadas, por exemplo)

Segunda componente do Concurso | Campanha de Sensibilização:

As escolas devem “construir” um Espaço Heróis da Reciclagem do Alumínio – que deverá ser, idealmente, num local de passagem, como a entrada principal.

Aqui, poderão colocar o caixote da recolha, o cartaz do ciclo de vida do alumínio, e não só!

Em torno deste Espaço, desafia-se os alunos a prepararem uma verdadeira campanha de sensibilização sobre a importância do alumínio e da sua reciclagem, criando em primeiro lugar, um slogan específico para o efeito. Depois, podem enriquecer o espaço com conteúdos e informações e em paralelo, devem pensar em formas de disseminar a mensagem, para as famílias e restante comunidade. O formato é totalmente livre, podendo ser um vídeo publicitário, um mural, um jornal comunitário…o importante é passar a mensagem e envolver os alunos em todo o processo!

O que recebem os grandes vencedores?

Haverá uma escola vencedora por cada município, que será escolhida através de uma média ponderada entre as duas componentes do Concurso. Por isso é que a participação em ambas as vertentes será tão valorizada!

A escola vencedora de cada município  irá receber um voucher em material no valor de 500.00€.

Mas haverá ainda um PRÉMIO EXTRA!

As turmas (uma de cada município) que demonstrarem maior empenho (através de uma atividade extra, por exemplo), terão ainda a oportunidade de usufruir de uma visita de estudo à Herdade do Monte das Figueiras (Alcácer do Sal) em junho 2020 (dia por determinar, sendo que deverá acontecer até ao final do ano letivo) e o transporte está incluído. Será um dia repleto de atividades e animação!

Os professores destas turmas recebem ainda um recycle bin  (tamanho pequeno).

Todos os alunos que participarem no concurso receberão um diploma de participação.

Partilhe esta página